quarta-feira, 25 de março de 2009

IV Maratona do Centro – 22 de Março de 2009

A Maratona do Centro tem aquele ambiente de prova desportiva a sério, que reúne os melhores atletas da modalidade. Esta maratona está inserida no Troféu Airbike 2009 composto por 4 provas diferentes, provas estas licenciadas pela União Velocipédica Portuguesa - Federação Portuguesa de Ciclismo:

- 6h Resistência > 1/Fevereiro
- Maratona do Centro > 22/Março
- 3h Resistência Urbana > 27/Junho
- Contra-Relógio > 18/Outubro

Assim, o nível competitivo desta maratona é muito grande, levando todos os atletas a um ritmo alucinante, quer seja o tipo de pessoal que só anda de bicicleta ao domingo, quer sejam os atletas profissionais que treinam todos os dias. Todos (ou quase todos) andam no seu limite e sentem a adrenalina de uma grande competição.

O percurso da Maratona era muito bom e as marcações eram impecáveis, com todos os cruzamentos de estradas nacionais cortados pela GNR. Havia troços com muita pedra, ou não estivéssemos nós no PNSAC (Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros), e em que os 80 kms levavam-nos de Leiria a Mira de Aire numa espécie de circuito em oito. Os locais de maior beleza que eu destaco neste percurso são a Pia do Urso, a Senhora do Monte e a Curvachia (que lindo single track este).

Quanto aos tempos do percurso dos 80kms, eu fiz 4h38m e o FV 5h15m, apesar dele ter partido a corrente e ter perdido mais de 20 minutos a repará-la (partir uma corrente nova, diz muito da força que para ali anda…) com 1h15m e 1h52m de atraso face ao vencedor (o vencedor fez 3h23m, não me perguntem como é possível fazer os 80 kms em tão pouco tempo, mas estamos a falar de super atletas…)

Para o ano se tudo correr bem, vou somar a minha 4ª participação neste magnífico evento. Foi pena a Maratona de Tomar coincidir no mesmo dia, mas como o Alburibike está com muita força, foi possível irmos às duas maratonas (2 elementos foram a Leiria e 5 elementos foram a Tomar).

Track GPS IV Maratona do Centro

II Maratona do Sardoal – 15 de Março de 2009

Definitivamente esta maratona entrou para a minha agenda anual de maratonas a que não vou falhar no futuro. Foi uma das melhores maratonas (se não mesmo a melhor) em que participei até hoje. Não consigo apontar uma única falha nesta organização. E, ainda para mais, já ia com as expectativas bem altas, pois os comentários da 1ª Maratona foram muito bons (e foram estes aliás que me levaram a inscrever neste 2º evento).

O percurso era soberbo, do melhor que tenho visto até hoje, com os 55 kms da maratona bastante rolantes e com alguns single tracks espectaculares. O percurso era composto por estradões numa paisagem fantástica com algum sobe e desce no início e passagem por locais paradisíacos, como aquele local, perto da barragem de Cabeça das Mós. Dos singles tracks destaco o carrossel que terminava na passagem dum arco de uma ruína e o single track urbano que levava a adrenalina ao máximo (e com a assistência a puxar pela malta! Fantástico!).

O levantamento dos dorsais correu na perfeição. Mesmo ao lado havia a possibilidade de tomar o pequeno-almoço, onde aproveitei para beber o café, que não tive oportunidade de beber no caminho, e para comer uma meia sandes de presunto. Os reforços, esses, estavam bons. Havia muitas pessoas da organização no percurso, fosse em locais de cruzamento ou em locais de maior perigo, sempre prontos a dar apoio (e a tirar aquela foto). Aliás havia também imensas pessoas da organização no almoço e no levantamento dos dorsais. Isto a somar aos elementos da GNR e dos bombeiros que estavam distribuídos pelo percurso. É notável como esta localidade aderiu em massa a este evento.

O almoço estava simplesmente fantástico. Eu cheguei à fila do almoço às 13h00 e esperei 20 minutos, o que não é nada de especial tendo em conta os 465 participantes. Até porque nessa fila estava-se entretido, pois havia a hipótese do pessoal se abastecer de umas belas imperiais (e que bem que souberam as duas que bebi) e de ver (e comprar) as fotos tiradas durante a manhã. O porco no espeto com arroz de feijão, acompanhado de um tinto da região (e que belo tinto!) foram a cereja em cima do bolo. No final um cafezinho e, para quem quisesse, um digestivo faziam-nos pensar quando seria já o próximo evento.

Quanto à minha prestação: andei sempre no meu limite o que me permitiu alcançar a melhor classificação de sempre numa maratona, um maravilhoso 30º lugar, com um tempo de 3h13m nos 55 kms.

Foi pena o Alburibike não ter ido, mas parece que alguns elementos, os que são apaixonados por eventos motorizados, ficaram na terra a ajudar o pessoal numa prova de resistência de carros que, segundo parece, também foi espectacular e agradou a toda a gente.

PS: só eu sei porque amo o BTT

Track GPS II Maratona do Sardoal

sexta-feira, 6 de março de 2009

IV raid de BTT, Nos trilhos do Chícharo- Alvaiázere

No dia 29 de Março de 2009 o Município de Alvaiázere em conjunto com a junta de Freguesia de Alvaiázere, vão organizar o 4 raid de BTT, intitulado nos trilhos do chícharo -Alva IV.

O Raid inicia-se às 9h e termina por volta 12h30, com aproximadamente 40 Km.

O prazo de entrega das inscrições será até dia 23 de Março, limitado a 150 participantes. O pagamento deverá ser efectuado para o nib. 003500780001705570035, enviando o comprovativo de pagamento para o correio electrónico luis.silva@cm-alvaiazere.pt

Preço; 6 pedaladas sem seguro; 8 pedaladas com seguro. Este valor inclui o almoço e lembrança para todos os participantes.

terça-feira, 3 de março de 2009

II Passeio BTT -- Peras Ruivas

II Passeio BTT
29 de Março de 2009
Peras Ruivas
Concentração:
08:00 horas
Partida:
09:00 horas
Local:
junto ao Centro Cultural e Recreativo de Peras Ruivas
Informações/Incrições
naturebike@gmail.com
telemóveis:
918187248/918400526
Inscrição:
7 bikes com almoço
5 bikes sem almoço
Inclui:
Reforço alimentar, banhos, Seguro e brindes para todos os participantes.
Prémios para as 3 maiores equipas
Prémios para o mais jovem e para o mais antigo
Dificuldade/Percurso:
fácil: +/-15km
médio: +/-30km
USO OBRIGATÓRIO DO CAPACETE