quarta-feira, 25 de março de 2009

IV Maratona do Centro – 22 de Março de 2009

A Maratona do Centro tem aquele ambiente de prova desportiva a sério, que reúne os melhores atletas da modalidade. Esta maratona está inserida no Troféu Airbike 2009 composto por 4 provas diferentes, provas estas licenciadas pela União Velocipédica Portuguesa - Federação Portuguesa de Ciclismo:

- 6h Resistência > 1/Fevereiro
- Maratona do Centro > 22/Março
- 3h Resistência Urbana > 27/Junho
- Contra-Relógio > 18/Outubro

Assim, o nível competitivo desta maratona é muito grande, levando todos os atletas a um ritmo alucinante, quer seja o tipo de pessoal que só anda de bicicleta ao domingo, quer sejam os atletas profissionais que treinam todos os dias. Todos (ou quase todos) andam no seu limite e sentem a adrenalina de uma grande competição.

O percurso da Maratona era muito bom e as marcações eram impecáveis, com todos os cruzamentos de estradas nacionais cortados pela GNR. Havia troços com muita pedra, ou não estivéssemos nós no PNSAC (Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros), e em que os 80 kms levavam-nos de Leiria a Mira de Aire numa espécie de circuito em oito. Os locais de maior beleza que eu destaco neste percurso são a Pia do Urso, a Senhora do Monte e a Curvachia (que lindo single track este).

Quanto aos tempos do percurso dos 80kms, eu fiz 4h38m e o FV 5h15m, apesar dele ter partido a corrente e ter perdido mais de 20 minutos a repará-la (partir uma corrente nova, diz muito da força que para ali anda…) com 1h15m e 1h52m de atraso face ao vencedor (o vencedor fez 3h23m, não me perguntem como é possível fazer os 80 kms em tão pouco tempo, mas estamos a falar de super atletas…)

Para o ano se tudo correr bem, vou somar a minha 4ª participação neste magnífico evento. Foi pena a Maratona de Tomar coincidir no mesmo dia, mas como o Alburibike está com muita força, foi possível irmos às duas maratonas (2 elementos foram a Leiria e 5 elementos foram a Tomar).

Track GPS IV Maratona do Centro

Sem comentários: