quarta-feira, 15 de julho de 2009

[Rescaldo] 2º Desafio BTTAlbergaria – “Travessia do Vale do Vouga” – 11 de Julho de 2009

Na sequência do 1º Desafio “À conquista de Roma”, lá parti para mais um Desafio Challenge Series (http://www.challenge-series.com). Este prometia empeno certo, uma vez que seriam percorridos cerca de 175 kms.

O trajecto que fizemos correspondia a um troço da antiga linha ferroviária do Vouga, que ligava Sernada do Vouga a Viseu, ida e volta. A parte da linha entre Espinho e Sernada do Vouga continua activa.

A parte desactivada é hoje um caminho de terra batida. Em alguns pontos foi transformado em Ecopista, noutros locais parece-se com uma vulgar estradão de terra batida. Nuns sítios o caminho está mesmo em mau estado de conservação. Apercebemo-nos que não estamos num vulgar estradão rural pois existem os túneis e as pontes por onde passava a linha de comboio num cenário fantástico. Nunca esquecerei o percurso. Passámos por Oliveira do Hospital, Vouzela, São Pedro do Sul, entre outras localidades, e algumas vezes circulávamos ao lado do rio Vouga.

Ao longo do percurso vamos passando pelas antigas estações e apeadeiros. A maior parte estão em ruínas, mas algumas foram restauradas. A estação de São Pedro do Sul, por exemplo, é um bar.

O percurso não tinha subidas ou descidas picadas, nem curvas fechadas. Circulávamos num falso plano. Aliás, eu só conseguia aperceber-me se subia ou descia, consoante a velocidade a que circulávamos. Quando seguíamos a uma velocidade entre 15 e 20 kms / hora, subíamos. Quando voávamos a velocidades entre os 30 e os 40 kms / hora, significava que descíamos.

Se parecia que circulámos a direito, a altimetria desmentia isso. O ponto mais baixo por onde circulámos estava nos 20 metros e o ponto mais alto, antes de chegar a Viseu, estava nos 580 metros.

Foi um dos maiores empenos da minha vida, mas acabei com a maior sensação do mundo! Nunca tinha feito 175 kms seguidos, o meu máximo andava pelos 160 kms. Mesmo assim percorremos o percurso em cerca de 10 horas (incluindo 1 hora de paragem em Viseu para comer um frango assado!), o que deu uma média de mais ou menos 20 kms por hora.

O ambiente entre os 150 inscritos era fenomenal. Segui sempre viagem com uma dupla de Tomar, o Joel e o Ricardo, o que ajudou e de que maneira, pois eles têm um andamento brutal.

O próximo Desafio será a “Batalha do Bussaco”, marcado para 26 de Setembro e está a cargo dos Cagaréus Bike Team. Espero poder comparecer.

Track GPS Desafio Albergaria