segunda-feira, 25 de maio de 2009

Iº Maratona Ourém - 21 Junho



Integrado no Certame das Festas da cidade e do concelho de Ourém de 2009, a Câmara Municipal de Ourém, em colaboração com as Associações de BTT do concelho, vai realizar, no dia 21 de Junho de 2009 (Domingo) a Maratona/Passeio de BTT – Ourém09.

Neste sentido convidamos desde já todos os amantes do BTT nacional, a participarem neste evento desportivo de BTT.

Informamos de que a 2ª fase de inscrições já se iniciou e irá terminar no dia 05 de Junho consulte o website do nosso evento. O limite de inscrições é de 750 vagas (500 inscrições para Maratona – 60km / 250 inscrições para Passeio – 30km)!


Mais informações em http://bttourem09.cm-ourem.pt


3 Horas Resistencia BTT - Trilhos do Liz - 12 Julho



O “Trilhos do Liz” Clube de Desportos de Evasão e Lazer, de Carvide – Leiria, vai levar a efeito no próximo dia 12 de Julho de 2009 a sua 4ª edição das 3h de Resistência BTT. O percurso tem cerca de 9km e é realizado num ambiente muito agradável para a prática do BTT.

Esta edição irá ser alargada a 6 escalões, de modo a diminuir a disparidades de idades entre os participantes.

Sem colocar de parte a competição, o principal objectivo é promover o convívio entre todos os amantes do BTT e divulgar a modalidade.

Mais informações em www.trilhosdoliz.com

Contactos: info@trilhosdoliz.com ou telemóvel 913451284.

2º Enduro Templários - 7 Junho

sábado, 23 de maio de 2009

2º Passeio Nocturno Alburitel - 30 de Maio

Vai realizar-se no próximo dia 30 de Maio o 2º Passeio Nocturno em Alburitel. O Passeio terá cerca de 25 kms marcados, em pisos de terra batida. A concentração é às 20.00h na ACRA ( em frente a Farmácia Manuela). A dificuldade é baixa / média e os participantes poderão contar com reforço a meio do percurso e ceia no final.


Inscrições:
6 Raios ( Inclui Reforço e Ceia )

Dificuldade - Média
Percurso: 25 km´s

Prémios para:

Maior Equipa

Mais Novo(a)

Mais Idoso(a)

Ficha de Inscrição

Esperamos por vocês.

Se poderem efectuar as vossas inscrições até ao dia 26 de Maio a organização agradece.

ForumBTT - http://www.forumbtt.net/index.php/topic,56004.0.html

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Campeonato Inter-regional de Santarém XCO - 7º BTT em Alburitel

Relembramos que é já no próximo domingo, dia 17 de Maio, que decorre o 7º BTT XCO (Cross Country Olímpico) pontuável para o Campeonato Inter-Regional da Associação de Ciclismo de Santarém.

Todos os pormenores sobre inscrições, prémios e percurso poderão ser consultados em http://bttalburitel.pt.vu/.

Apareçam.

1º Desafio BTTralhos – “À conquista de Roma” – 9 de Maio de 2009

Soberbo. Magnífico. Fantástico. São estas as palavras que me ocorrem acerca do dia 9 de Maio de 2009, dia em que Roma foi conquistada! Ficou provado que este tipo de desafios tem futuro. Muito simplesmente, trata-se de um evento grátis, guiado por GPS e em autonomia total, cuja iniciativa coube ao BTTralhos de Vermoil.

O trajecto estava soberbo, tinha de tudo, estradas rolantes, single tracks, vistas e paisagens fenomenais, principalmente na Serra de Alvaiázere, Vale do Rio Seco e Sicó. Foram 125 kms de aventura e boa disposição.

Após a partida à 8h30m, seguíamos todos em grupos grandes e, mais para o final, o pessoal ia formando grupos mais pequenos com iguais níveis de andamento. Eu, a partir do Rabaçal (km 70), segui com uma dupla de Aveiro (o Nelson e o Ernesto), que tinha um nível de andamento parecido com o meu.

Não havia fitas, reforços e abastecimentos, era cada um por si. À medida que íamos percorrendo o percurso, havia pessoal que parava para almoçar ou para se sentar à esplanada de um café, a repor energias. Também havia grupos que faziam paragens em locais ermos, para um pequeno descanso e para apreciar a vista.

Destaco, pelo nível de dificuldade a subida à Serra de Alvaiázare e o percurso a seguir ao Rabaçal. A zona do Sicó era muito dura, com subidas valentes, em trilhos, por vezes, muito técnicos. Só um espírito de sacrifício e muita técnica permitiram vencê-las todas.

Pelo nível de beleza do percurso destaco… tudo! Gostei da Serra de Alvaiázere, que já conhecia, mas gostei mesmo a partir do Rabaçal. Aquele vale do Rio Seco, antes de chegar a Conínbriga, era espectacular e, de uma maneira geral toda a Serra do Sicó.

Por volta do km 90, encontrámos, numa localidade improvável, um trio de imigrantes de leste que almoçavam sardinhas e vodka! Muito simpaticamente deram-nos água para reabastecer e ofereceram-nos ainda um shot de vodka, que recusámos. Despedimo-nos e desejaram-nos boa sorte para o restante percurso. A localidade em questão tinha uma ou duas casas! Como é possível virem de tão longe e instalarem-se naquele ermo?

Na lagoa de Poios, por volta do km 100, tínhamos um abastecimento improvisado pela organização com água e laranjas, que deu um pretexto para mais um breve descanso. Breve, pois as nuvens começavam a ameaçar.

Quando passávamos nas eólicas do Sicó, começa a chover e bem, mas o nosso grupo continuava bem disposto e com garra para os kms que ainda faltavam (cerca de 20 kms). A partir daí choveu quase sempre, mas não esmorecemos, nem na última subida em alcatrão, mesmo antes de chegar ao campo desportivo, na “meta”.

Foram quase 10 horas de pura adrenalina, com um grande controlo de esforço, e uma cuidada ingestão de calorias e hidratação. Uma falha ao nível do doseamento do esforço e da ingestão de líquidos e sólidos, podem comprometer a aventura. Por isso, os preparativos (pelo menos no meu caso) são muito ponderados. Analiso antecipadamente, as possíveis paragens ao longo do percurso (cafés, restaurantes, supermercados) para possível reabastecimento e carrego a mochila com barritas, alimentação energética e uma sandes. Prefiro chegar ao final com comida a mais, do que falhar. Já no que toca a água, o que levo (cerca de 2,75 litros) não chega, pelo que tenho que reabastecer ao longo do caminho, sempre que tenho oportunidade.

Outros aspectos que destaco nestes desafios são as amizades que se formam e o reencontro de camaradas. Seguimos todos, grande parte do tempo, em cavaqueira animada, já a discutir os próximos desafios que se avizinham. O espírito de entreajuda e de cumplicidade é grande.

Uma aventura épica, sem dúvida. Ou não fôssemos nós à conquista de Roma!

Track GPS "À Conquista de Roma"







sexta-feira, 8 de maio de 2009

I Encontro de Canoagem SD-BIKE


A SD-BIKE tem o prazer de apresentar e convidar todos os clientes e amigos da loja, para uma nova aventura…Desta vez vamos deixar as nossas bicicletas de folga e pegar nas canoas, para um descida aventureira do Rio Zêzere.

O percurso é caracterizado por água límpida entre elevadas colinas e com margens verdejantes…

Sensivelmente a meio do percurso, já depois de cruzarmos a foz do Rio Nabão paramos para um apetitoso lanche, bem ao jeito dos nossos bem conhecidos passeios de Btt…

Contamos assim contigo para uma manha diferente, mas cheia de animação e aventura, bem ao gosto do mais puto bttetista de lazer.

Informações:

Horário

8:30h - junto a loja

9:30h - concentração junto ao rio Zêzere em Constância

10:00h - Briefing inicial junto da Barragem de Castelo de Bode

(Barca Nova)

11:00h - Reforço alimentar

12:30h - Chegada a Constância

Preço: 20 bikes, inclui seguro, monitorização, reforço alimentar e aguas)

Inscrições:

Até dia 10 de Junho pelos:

Telefone – 249 541 394

Telemóvel – 91 453 32 84

Email – sd-bike@sapo.pt

quarta-feira, 6 de maio de 2009

VI Passeio BTT “Trilhos do Alto Nabão” – Serras da Sabacheira – 3 de Maio de 2009

Fico impressionado quando os passeios no “meu quintal” passam em trilhos completamente novos e desconhecidos. Foi o caso deste passeio de 29 kms que tinha uns singles interessantes ali para os lados da Carregueira. É cada vez mais difícil encontrar trilhos novos perto de casa mas eles existem!

As soluções para o cruzamento da Estrada Nacional 113 também estavam muito bem pensadas pois foram utilizados os túneis ou caneiros por onde passa a água. Talvez possam voltar a ser utilizados em próximos passeios (quem sabe o nosso!), pois o cruzamento de estradas movimentadas é sempre de evitar.

Um ponto a melhorar é a marcação do percurso. As fitas escasseavam e o pessoal tinha que parar em cruzamentos para ver por onde se seguia. Nada de grave, é apenas um aspecto a melhorar. Mas que se viu imenso pessoal perdido (eu incluído), viu.

O calor apertou. Parece-me que vamos ter um verão quente…

Track GPS VI Passeio BTT “Trilhos do Alto Nabão”

VI Passeio BTT Outeiro das Matas – 26 de Abril de 2009

Decorreu mais um belo Passeio na localidade do Outeiro das Matas conhecida pelo bar “O Freixo”. A 1ª parte do percurso tinha pedra com fartura, enquanto que a 2ª parte era mais rolante. Foram quase 40 kms de um percurso muito variado e com muito bons single tracks no início. Havia dois reforços pelo caminho. O 2º não era bem um reforço, mas tinha fruta e água para quem necessitasse, o que se revelou uma excelente ideia no local onde estava.

Eu não fui ao almoço mas os elementos do Alburibike que ficaram dizem que estava o máximo. E parece que o almoço foi bem regado.

Só uma nota: as marcações do percurso podiam ser mais abundantes.

Track GPS VI Passeio BTT Outeiro das Matas