terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Passeio / Maratona de Alvaiazere - 8 de Fevereiro de 2009

Fomos o 5º grupo mais numeroso neste Passeio/Maratona. O pessoal está a aderir em força. E ainda bem. Mas isto de fazer BTT no inverno tem que se lhe diga...

Antes de mais há que dar uma palavra de alento aos organizadores do Passeio / Maratona de Alvaiazere, pois não é agradável receber tantas críticas a um evento como este (injustas ou não).

Uma coisa é certa. A dedicação da organização a este evento foi notável. Basta ter acompanhado a evolução dos trabalhos no sites de BTT (especialmente no http://www.forumbtt.net/) para se perceber que nos fins de semana dos últimos 2 meses este grupo de trabalho deve ter tido pouco tempo livre, pois estiveram ocupados a organizar este evento. Mostram-se incansáveis em promover o BTT, até porque este já não é o primeiro evento organizado pelo Semanário O Correio de Pombal.

Quanto ao evento há que destacar positivamente:
- a simpatia e a disponibilidade das pessoas da organização e das gentes das freguesias que estavam visivelmente impressionados com a invasão de 554 participantes,
- o porco no espeto do almoço que estava delicioso, contudo evitava de ser ao ar livre,
- os banhos: apesar da água não estar quente, eu pelo menos quando lá fui a água estava tépida e apesar de tudo os balneários estavam relativamente limpos,
- o reforço principal da maratona em Pelmá tinha tudo o que era bom (pão com chouriço, pastéis de nata, fruta, sumos, cerveja, etc).

O menos positivo para a maioria dos participantes:
- o percurso: os single tracks eram lindos, fantásticos, etc mas não eram cicláveis (com chuva ou sem chuva). Em comparação com a Maratona de Abiúl, por exemplo, havia single tracks com fartura e quase 100% eram cicláveis. Em Alvaiázere não eram. Em suma foi uma maratona com muitos kms com a bicicleta à mão, o que é péssimo.
- os kms anunciados eram bem abaixo dos kms reais (a maratona tinha pelo menos 75 kms)

Pode dizer-se que a organização pecou por excesso, mas isso acontece quando a ambição é muita. O que é positivo!

Vá, agora organizem outra maratona para o ano, que o pessoal até lá esquece (e agradece) e pode ser que até esteja bom tempo!